E-Argos Notícias

Informações sobre Portaria Remota, Segurança, Economia e Gestão de condomínios

Na lista das maiores despesas de grande parte das famílias brasileiras está a taxa de condomínio. E a boa notícia para os moradores é que é possível reduzir custos em até 30% em alguns casos. Tudo depende de uma boa administração e do comprometimento dos moradores.

 

Mas antes de dizer como gastar menos, é preciso entender quais são os custos básicos do condomínio e quais os percentuais que representam no valor total do condomínio.

 

A maior despesa é com mão de obra, que são salários e encargos, gira em torno de 50% dos custos. Depois vêm os gastos com água, energia elétrica e gás: perto de 30%. As despesas de manutenção e limpeza ficam com algo em torno de 10% do total, e o pagamento de taxas de administração (custos bancários, pagamento de administradora e a isenção do síndico), outros 10%.

 

Explicações feitas, vamos à redução dos custos. A primeira coisa a fazer é uma análise da folha de pagamento. Muitas vezes, são pagas mais horas extras do que o necessário e compensa mais adotar uma escala de trabalho e dias de descanso cobertos por folguistas.

 

A revisão dos contratos antigos de manutenção também é recomendada, já que em alguns casos os preços praticados estão acima do mercado.

 

Outra providência importante, especialmente em imóveis antigos, é realizar uma vistoria nos sistemas hidráulico e elétrico para descobrir vazamentos e outros problemas que possam estar causando desperdício de água e luz. Além disso, é possível fazer campanhas para o uso consciente destes recursos e instalar dispositivos de controle de iluminação nas áreas comuns.

 

Pesquisa de preços na compra de produtos de limpeza, de manutenção predial e de segurança também ajuda a economizar. Outro ponto importante a ser cobrado do síndico é o controle da entrada e retirada desses materiais, o que evita furtos, desvios ou desperdícios.

 

Todas as compras do condomínio devem ser precedidas de pesquisa de preços e orçamentos (mais de um, para poder ser feita a comparação e a escolha). Pelo mesmo motivo, em caso de reformas e consertos, o condomínio deve fazer essa “licitação” particular, solicitando vários orçamentos antes de encomendar os serviços.

 

Para evitar problemas como vazamentos e entupimentos de pias e tanques, é necessário que o responsável pelo prédio esteja sempre atento às caixas de gordura e efetue a limpeza regular das caixas d’água e dos filtros de tratamento da água das piscinas.

 

Separar o lixo para reciclagem, além de ser uma maneira de ajudar o planeta a economizar recursos, pode render algum dinheiro para o condomínio, se os materiais forem vendidos para empresas de reciclagem, por exemplo.

 

LÚCIA GONÇALVES

Fonte: http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2013/05/cbn_vitoria/artigos/1437343-veja-como-reduzir-o-valor-da-taxa-de-condominio.html

No comments yet

Copyright© E-Argos Portaria Remota
Empresa do Grupo Pretorian Segurança Eletrônica www.pretorianseg.com.br
Hospedagem e Desenvolvimento www.loubak.com
Topo