10 dicas de segurança para o seu condomínio, veja aqui 10 dicas de segurança para ajudar a combater problemas do seu condomínio
Investir em segurança garante certa tranqüilidade aos condôminos. As 10 dicas para o dia a dia que podem melhorar a segurança de seu condomínio alertam para importância dessa questão.
Para não comprometer a segurança do condomínio, algumas atitudes podem ser tomadas. O síndico poderá adotar medidas preventivas, para que algumas situações de risco possam ser prevenidas no dia a dia.
São descuidos como, os citados abaixo, que deixam condomínio e condôminos expostos a criminalidade, que é crescente, e causa tanta insegurança até mesmo dentro do prédio:
Já tratamos aqui sobre a questão da segurança, mas visando explorar este assunto, que é fundamental para a gestão de um bom síndico, hoje vamos abordar 10 dicas para o dia a dia que podem melhorar a segurança de seu condomínio.
Abaixo, vou listar 10 dicas de segurança para o condomínio que podem contribuir no dia a dia, separando 5 dicas para o condomínio e 5 dicas para os condôminos.
É fundamental o uso correto dos equipamentos de segurança eletrônica. Tão essencial quanto ter funcionários treinados para a função de vigilantes.
É um momento que exige atenção e identificação. Sempre manter o portão fechado para qualquer pessoa estranha, ou que não se identifique corretamente. Ou que não seja aguardada pelo morador.
Isso serve para entregadores e prestadores de serviço também.
Deve servir como segurança e garantir a integridade física do funcionário que está exposto aos riscos, servindo como escudo do condomínio.
Sempre que for preciso contratar funcionários, exigir antecedentes e referência. Considerar a capacitação do profissional para a função exercida.
Em caso de pânico, ou emergência, o ideal é ter sempre telefones úteis por perto.
Condôminos e porteiros podem criar uma senha, para situações de risco. Por exemplo, em caso de ser rendido, em seu veículo, por um criminoso, o morador pode fazer uso da senha para alertar ao porteiro a situação.
Ao contratar funcionários, o morador deverá solicitar antecedente e referências também. E avisar ao síndico, para que o mesmo providencie identificação e permitir a entrada do mesmo.
Evite falar de seus bens, ou de suas finanças, na presença de um funcionário, seja seu ou do condomínio. Principalmente se tiver filhos.
Nunca deixe a chave do apartamento na portaria ou com funcionários, a não ser que o mesmo seja de sua inteira confiança.
Seu veículo, ainda que seja na garagem do seu condomínio, deve ficar sempre com o alarme ligado, vidros e portas fechadas. Não esquecer pertences, objetos ou pacotes, à vista.
Se você morar no térreo, primeiro e segundo andar pode redobrar a segurança instalando alarmes e grades nas portas e janelas. Usar interfone para manter a comunicação com a portaria. Instalar olho mágico na porta do apartamento.
Estas são as 10 dicas para o dia a dia que podem melhorar a segurança de seu condomínio.
Ser responsável faz a diferença
A falha humana pode ser um fator que contribui para a ação dos bandidos. Então vale lembrar que, em um condomínio, todos são responsáveis por todos.
Seja funcionário, ou morador, entre outras coisas, as regras de segurança que constam no Regulamento Interno devem ser sempre seguidas.
Para colocar em prática, no dia a dia, as dicas de segurança para o condomínio é preciso estar sempre atento em detalhes e movimentações estranhas.
E claro, ficar sempre ligado nas dicas aqui do Blog do Condomínio, para somar em sua gestão.
fonte: http://www.blogcondominio.com.br/dicas-2/10-dicas-de-seguranca-para-o-seu-condominio/
No comments yet